UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS
UNIVERSITÁRIO DE CAMETÁ
EIXO TEMÁTICO 1 - POLÍTICA, GESTÃO
E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO.
COORDENAÇÃO: Msc. Oscar Ferreira Barros/ Msc. José
Domingos Fernandes Barra.
COMUNICAÇÃO ORAL
ORDEM
|
AUTOR
|
TÍTULO
|
ASSINATURA
|
01
|
Irenildo de
Jesus Costa Nabiça
|
Gestão escolar
democrática: uma análise documental sobre o conselho de escola da EMEF Santa
Terezinha
|
|
02
|
Fábio Coelho
Pinto
|
Os desafios da
coordenação pedagógica: uma análise ao trabalho pedagógico da EMEF Santa
Terezinha no município de Cametá/Pa
|
|
03
|
Izabel
Cristina da Silva Padilha
|
Plano de
Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): implicações na implementação na
Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista, Cametá/Pa
|
|
04
|
Adriane Santos
Siqueira
|
O currículo do
Ensino Médio: as DCNEM e as práticas curriculares no cotidiano da escola
média
|
|
05
|
Eleuza de
Souza
|
A gestão
escolar pós-reforma do estado brasileiro na década de 1990
|
|
06
|
Nayara Inglyd
Fernandes Franco
|
O Projeto
Político-Pedagógico como mecanismo para uma gestão escolar democrática e
participativa na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Osvaldina Muniz
na cidade de Cametá-Pa
|
|
07
|
Marcos Antônio
Freitas Sabóia Doriedson do Socorro
Rodrigues
|
O ensino médio
integrado, gestão e a qualidade do ensino profissional no contexto do Centro
Integrado de Educação do Baixo Tocantins, no município de Cametá.
|
|
|
|||
08
|
Tatiane dos
Santos Rodrigues e Oscar Ferreira Barros
|
Metodologia interfóri:
experiências em produção de materiais didáticos na educação do campo na
comunidade de São Joaquim/Mocajuba-Pa
|
|
|
|||
09
|
Domingos do
Nascimento Nonato
|
Afirmação da
igualdade na diversidade: o lugar e a função ética da educação do campo na
garantia do direito às diferenças socioculturais e identitárias coletivas na
contemporaneidade paraense
|
|
10
|
Odete da Cruz
Mendes e Faustina Rodrigues Moreira
|
Ensino Médio
Modular, financiamento e qualidade do ensino.
|
|
|
|||
11
|
Neiva Márcia
da Cunha Carvalho e José Pedro Garcia Oliveira
|
Gestão
pedagógica da escola: o fazer pedagógico da Escola Estadual de Ensino Médio
“Júlia Passarinho”-Cametá/Pará
|
|
|
|||
13
|
Elisangela
Valente da Soledade
|
O ensino Médio
no estado do Pará: a experiência do ensino modular
|
|
|
|||
14
|
Eduardo Viana
Ribeiro e Odete da Cruz Mendes
|
Gestão e
financiamento da educação básica: uma análise das ações dos programas “PDE
Escola” e “Mais Educação” nas escolas municipais de Cametá
|
|
|
|||
15
|
Leidiane
Sanches Pinto
|
Plano de
desenvolvimento da escola (PDE): a experiência de gestão no contexto da
Escola Municipal Profª Maria Valda Braga Valente, no município de Cametá/Pa
|
|
16
|
Delcilene
Sanches Furtado
|
O Programa
Mais Educação na experiência da EMEF Profª Maria Valda Braga Valente
|
|
17
|
Osmar Chaves
da Cruz e José Pedro Garcia Oliveira
|
Gestão
democrática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Francisca Arnaud
Pina-Cametá-Pa: espaço de promoção da comunidade escolar
|
|
|
|||
18
|
Tânia Mara
Melo do Nascimento
|
O Programa
Dinheiro Direto na Escola (PDDE): uma análise sobre o alcance de melhorias na
escola Osvaldina Muniz no município de Cametá-Pa
|
|
Zenaide Leão
Batista
Edir augusto
Dias Pereira
|
A construção
do Projeto Político Pedagógico como instrumento de democratização da gestão
escolar: reflexões sobre o processo de tomadas de decisões na Escola Estadual
de Ensino Médio Profª Osvaldina Muniz
|
|
|
|
|||
20
|
Cleize do
Socorro Carmo Costa
Marta Wanzeler
Botelho
Nágila Nayara
Barbosa Gaia
|
Política de
Financiamento da Educação Básica: FUNDEB
|
|
|
|||
|