quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

TRABALHO APROVADO EIXO 1 COMUNICAÇÃO ORAL



UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CAMETÁ

 

EIXO TEMÁTICO 1 - POLÍTICA, GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO.

COORDENAÇÃO: Msc. Oscar Ferreira Barros/ Msc. José Domingos Fernandes Barra.

COMUNICAÇÃO ORAL

ORDEM
AUTOR
TÍTULO
ASSINATURA
01
Irenildo de Jesus Costa Nabiça
Gestão escolar democrática: uma análise documental sobre o conselho de escola da EMEF Santa Terezinha
 
02
Fábio Coelho Pinto
Os desafios da coordenação pedagógica: uma análise ao trabalho pedagógico da EMEF Santa Terezinha no município de Cametá/Pa
 
03
Izabel Cristina da Silva Padilha
Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola): implicações na implementação na Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista, Cametá/Pa
 
04
Adriane Santos Siqueira
O currículo do Ensino Médio: as DCNEM e as práticas curriculares no cotidiano da escola média
 
05
Eleuza de Souza
A gestão escolar pós-reforma do estado brasileiro na década de 1990
 
06
Nayara Inglyd Fernandes Franco
O Projeto Político-Pedagógico como mecanismo para uma gestão escolar democrática e participativa na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Osvaldina Muniz na cidade de Cametá-Pa
 
07
Marcos Antônio Freitas Sabóia  Doriedson do Socorro Rodrigues
O ensino médio integrado, gestão e a qualidade do ensino profissional no contexto do Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins, no município de Cametá.
 
 
08
Tatiane dos Santos Rodrigues e Oscar Ferreira Barros
Metodologia interfóri: experiências em produção de materiais didáticos na educação do campo na comunidade de São Joaquim/Mocajuba-Pa
 
 
09
Domingos do Nascimento Nonato
Afirmação da igualdade na diversidade: o lugar e a função ética da educação do campo na garantia do direito às diferenças socioculturais e identitárias coletivas na contemporaneidade paraense
 
10
Odete da Cruz Mendes e Faustina Rodrigues Moreira
Ensino Médio Modular, financiamento e qualidade do ensino.
 
 
11
Neiva Márcia da Cunha Carvalho e José Pedro Garcia Oliveira
Gestão pedagógica da escola: o fazer pedagógico da Escola Estadual de Ensino Médio “Júlia Passarinho”-Cametá/Pará
 
 
13
Elisangela Valente da Soledade
O ensino Médio no estado do Pará: a experiência do ensino modular
 
 
14
Eduardo Viana Ribeiro e Odete da Cruz Mendes
Gestão e financiamento da educação básica: uma análise das ações dos programas “PDE Escola” e “Mais Educação” nas escolas municipais de Cametá
 
 
15
Leidiane Sanches Pinto
Plano de desenvolvimento da escola (PDE): a experiência de gestão no contexto da Escola Municipal Profª Maria Valda Braga Valente, no município de Cametá/Pa
 
16
Delcilene Sanches Furtado
O Programa Mais Educação na experiência da EMEF Profª Maria Valda Braga Valente
 
17
Osmar Chaves da Cruz e José Pedro Garcia Oliveira
Gestão democrática na Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Francisca Arnaud Pina-Cametá-Pa: espaço de promoção da comunidade escolar
 
 
18
Tânia Mara Melo do Nascimento
O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): uma análise sobre o alcance de melhorias na escola Osvaldina Muniz no município de Cametá-Pa
 
Zenaide Leão Batista
Edir augusto Dias Pereira
A construção do Projeto Político Pedagógico como instrumento de democratização da gestão escolar: reflexões sobre o processo de tomadas de decisões na Escola Estadual de Ensino Médio Profª Osvaldina Muniz
 
 
20
Cleize do Socorro Carmo Costa
Marta Wanzeler Botelho
Nágila Nayara Barbosa Gaia
Política de Financiamento da Educação Básica: FUNDEB