UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS
UNIVERSITÁRIO DE CAMETÁ
IV
DIÁLOGOS CIENTÍFICOS E O I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO
CUNTINS/UFPA/CAMETÁ
EIXO 3 - EDUCAÇÃO DO CAMPO, TECNOLOGIAS,
DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE.
COMUNICAÇÃO ORAL
ORDEM
|
AUTOR
|
TITULO
|
ASSINATURA
|
01
|
Vandréia
Braga de Oliveira
|
Ensino
Médio Modular no município de Cametá-Pa: limites e perspectivas da oferta do
ensino público de qualidade para os estudantes do campo
|
|
02
|
Francisco
Alves da Silva Neto
|
Implicações
socioculturais da TV na educação da criança na localidade ribeirinha de
Guajará Costa-Cametá/PA.
|
|
03
|
Josiléia
do Socorro Tavares Gomes
Ronivaldo
Ribeiro Moraes
|
Educação
do campo: uma análise da prática pedagógica dos professores do programa
Projovem ,Campo-saberes da terra na Vila de Porto Grande-Cametá-PA.
|
|
|
|||
04
|
Edson
de Jesus Antunes Corrêa
|
Desafios
e perspectivas de ação e mobilização de trabalhadores Rurais e pescadores
artesanais (ribeirinhos e agroextrativistas) nas terras e aguas do Baixo
Tocantins(PA).
|
|
05
|
Adriana
Viana Valente
Géssica
Karoline Cardoso Wanzeler
|
Educação,
Meio Ambiente E Políticas Públicas Em Unidade De Conservação: Um Estudo Sobre
a Resex Ariótica Pruanã no município de Oeiras do Pará
|
|
|
|||
|
|||
06
|
Osmar
Chaves da Cruz
|
A
relação trabalho educação na vida dos ribeirinhos após a implantação da
hidrelétrica de Tucuruí: uma abordagem a partir da localidade de Mapiraí de
Baixo-Cametá-PA.
|
|
07
|
Helenise
de Nazaré Corrêa da Cunha
|
Formação
de professores/as e trabalho docente nas séries iniciais das escolas do
campo: um estudo a partir da escola municipal Nossa Senhora do Perpetuo
Socorro.
|
|
08
|
Luana
Costa Viana
Salomão
Antônio Mufarrej Haje
Sônia
Maria da Silva Araújo
Sheila
Alves de Araújo
|
O
contexto histórico da educação popular em saúde e sua relação com a educação
do campo.
|
|
|
|||
|
|||
|
|||
09
|
Luana
Costa Viana
Salomão
Antônio Mufarrej Haje
Sônia
Maria da Silva Araújo
Sheila
Alves de Araújo
|
Educação
do campo e sua relação com a educação especial: Breves reflexões sobre as
políticas públicas educacionais no Brasil.
|
|
|
|||
|
|||
|
|||
10
|
Danielle
de Melo Monteiro
|
Metodologia
Interfóri: uma proposta de formação para educadores do campo.
|
|
11
|
Cristiane
Valente Cunha
Maria
Sueli Corrêa dos Prazeres
|
Resgatando
a importância de uma escola do campo: uma análise a partir dos egressos da
Casa Familiar Rural de Cametá/PA.
|
|
|
|||
|
|||
|
|||
12
|
Ilda
Gonçalves Batista
Maria
Sueli Corrêa dos Prazeres
|
Tecnologias
e educação: a importância da TV no contexto da escola do campo.
|
|
|
|||
13
|
Tamires
Brito Pantoja
|
As
contribuições das apropriações das tecnologias em duas escolas municipais.
|
|
14
|
Eraldo
Souza do Carmo
|
A
política de nucleação das escolas do campo no município de Curralinho no
arquipélago do Marajó/Pará e seus processos de contradição.
|
|
15
|
Raimundo
Nonato Gaia Corrêa
Rosivalda
de Aragão Rodrigues
|
Fórum
de Educação do Campo, das Aguas e da floresta da região Tocantina/Pará-
FECAF: Educação do Campo no contexto dos movimentos sociais.
|
|
16
|
Marcos
Marques Formigosa
|
A
experiência do programa de apoio a formação superior em licenciatura em
educação do campo- PROCAMPO na Região do Baixo Tocantins estado do Pará
|
|
17
|
Aurea
do Carmo rodrigues Moraes
Francinei
Bentes Tavares
|
As
relações sociedade-natureza no Baixo Tocantins: um olhar a partir da
agricultura familiar regional e das suas formas de manejo e gestão dos
recursos naturais.
|
|