UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS
UNIVERSITÁRIO DE CAMETÁ
IV
DIÁLOGOS CIENTÍFICOS E O I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO
CUNTINS/UFPA/CAMETÁ
EIXO 2 - HISTÓRIA, CULTURA, MEMÓRIA, IDENTIDADE E
LINGUAGEM.
COORDENAÇÃO: Msc. Edir Augusto Dias Pereira/ Dra. Benedita
Celeste de Moraes Pinto
COMUNICAÇÃO ORAL
ORDEM
|
AUTOR
|
TÍTULO
|
ASSINATURA
|
01
|
Raimundo Kleiton Pinheiro Pantoja e Nizândria dos
Santos Pompeu
|
Ensinando a leitura e a escrita de forma rica e
diversificada.
|
|
02
|
Marcimiana
de Oliveira Silva
|
Colônias
indígenas da Amazônia Imperial: moralização e resistência.
|
|
03
|
Madaí
Pacheco de Sá
|
Ludicidade,
cultura e identidade em Maú e Belos Prazeres, comunidades Tocantinas
|
|
04
|
Cássia
Cristi Arnaud de Souza
|
Religiosidade
afro-brasileira e a lei 10.639/2003.
|
|
05
|
Josebel Akel Fares
Zaline do Carmo dos Santos Wanzelerer
|
Representação
da sexualidade e mito amazônico: saberes locais nas narrativas de comunidades
ribeirinhas de Cametá.
|
|
06
|
Zaline do Carmo dos Santos Wanzeler
|
Perspectivas
do gênero memórias literárias: o papel do outro na escrita.
|
|
07
|
Elias Diniz Sacramento
|
Entre a Teoria e a Prática: vozes dos sujeitos da
especialização do campo em Tailãndia/PA promovido pelo instituto Federal do
Pará.
|
|
08
|
Francivaldo Alves Nunes
|
Quando a educação civiliza: proposições sobre a
escola rural Pedro II(pará, anos de 1860)
|
|
09
|
Suzana Braga de Souza
|
Na letra e na voz: processo histórico e
socio-culturais do povo Anambé, na região do tocantins-PA.
|
|
10
|
Nizândria dos Santos Pompeu
Raimundo Kleiton Pinheiro Pantoja
|
Leitura e afetividade: extratos de sedução em sala
de aula.
|
|
11
|
Eliton Figueiredo Rodrigues
Manoel Rodrigues Pantoja
Edelson Júnior Alves Costa
Rafaela Machado dos Santos
|
Amostra de história através da arte em escolas
públicas de Cametá.
|
|
12
|
Sirlane de Jesus Damasceno Ramos
|
Os fundamentos históricos e culturais de gêneros
da escrita e da oralidade: leitura e escrita como processo social e
culturalmente construídos.
|
|
13
|
Dichardson Sousa de Sousa
|
A identidade feminina na obra Antônia Cudefacho no
contexto da personagem Antônia.
|
|
14
|
Pedro Valdemir Guimarães Souza
Wilson Pereira Costa
|
Saberes populares: remédios caseiros e tradição,
uma amostra de resistência na Amazônia Tocantina.
|
|
15
|
Lenise Mendes Rodrigues
|
A África e o livro didático: uma análise acerca do
ensino de história da África na escola de nível fundamental São João
Batista/Cametá.
|
|
16
|
Antônio
Roberto Gadelha Costa e Francivaldo Alves Nunes
|
Termos
de arrematação da Câmara de Cametá (1968-1879): jogo de compadres e
urbanização a partir das hastas públicas
|
|
17
|
Carlos Alberto Amorim Caldas
|
Homossexualidades, identidade e educação escolar.
|
|
18
|
Adenil
Alves Rodrigues
|
“Pai
João”, “Mãe Preta”, “cachaça” e “gente da estiva”: o tripállium e a
poiesis/duas relações de trabalho analisadas em quatro poemas da obra
“Batuque”
|
|
19
|
Kezya Thalita Cordovil Lima
|
O “era uma vez” na poética da tradição oral dos
pequenos contadores cametaenses.
|
|
20
|
Ana
Lilia Carvalho Rocha
Maria
da Conceição Brito Cardoso
|
Língua inglesa em ambientes virtuais: uma
experiência no modle e edmodo.
|
|
21
|
Marcos
Luís Pereira Fonseca
|