quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

TRABALHO APROVADO POSTER - EIXO 2



UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CAMETÁ

IV DIÁLOGOS CIENTÍFICOS E O I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO CUNTINS/UFPA/CAMETÁ

 

EIXO 2 - HISTÓRIA, CULTURA, MEMÓRIA, IDENTIDADE E LINGUAGEM.

COORDENAÇÃO: Msc. Edir Augusto Dias Pereira/ Dra. Benedita Celeste de Moraes Pinto

FORMA DE APRESENTAÇÃO: Pôster

ORDEM
AUTOR
TÍTULO
ASSINATURA
01
Adriele de Paula Silva Moraes
Produção de ferramentas (materiais didáticos) nas atividades curriculares da licenciatura em história no interior da Amazônia.
 
 
02
Tássia Mayara Tavares Sanches
Livro didático: uma análise sobre a temática indígena
 
03
Bárbara de Nazaré Pantoja Ribeiro
Práticas culturais herdadas da “mãe África” na localidade de Belos Prazeres
 
04
Andressa Leandra Pantoja Ribeiro, Raiane dos Prazeres Estumano, Wendrya Gabriela Alves da Silva
Usos de documentos do Arquivo e Museu Histórico de Cametá por discentes da educação básica (ensino médio) no interior da Amazônia
 
 
 
05
Gláucia Corrêa Galvão, Fernando Nazareno Ribeiro Caldas, Fernando Félix da Silva
O Ensino da cultura na Escola de Ensino Médio “Júlia Passarinha”-ritmos amazônicos e a disciplina História
 
 
 
06
Adriele de Carvalho Batista e Marcimiana de Oliveira Silva
O ensino da história nas escolas ribeirinhas de Cametá: trabalhando com documentos históricos
 
 
07
Renato Costa Diniz
Etnias indígenas na Amazônia contemporânea
 
08
Arleson Gaia Magalhães
Hábito alimentar dos povos indígenas: uma reflexão no passado e no presente
 
09
Felipe de Moraes Baia
Brincadeiras e brinquedos indígenas: estudo da diversidade etno-cultural na escola
 
10
Darcielly da Silva Cardoso
Ellen Maria Damasceno da Veiga Maria Priscila Mendes do Carmo  Fernando Félix da Silva
As manifestações culturais como campo de luta e interpretações sociais no Brasil contemporâneo
 
 
 
 
11
Magnum Valente da Cruz
 Manoel Rodrigues Pantoja
Do “dinheiro da terra” ao cartão de crédito: as técnicas de confecção de moedas e o seu uso
 
 
12
Maria de Fátima Rodrigues Nunes
História e educação indígena na Região Tocantina
 
13
Darlene Leão de Freitas
História e cultura indígena na região do Tocantins.
 
14
Luan de Oliveira Lopes
Franklim de Freitas
Elton Vasconcelos Freitas
Fábio Assunção
A legislação brasileira e a obrigatoriedade do ensino da história da África- lei nº 10.639/03
 
 
 
 
15
Naida Catarina Alfaia Moreira
Saberes do trabalho da pesca e construção identitária: o caso de jovens ribeirinhos no município de Cametá-Pará.
 
16
Suzana Braga de Souza
O povoado de Itapocú na fala de seus habitantes
 
17
Raiane Mayra da Silva Farias
A cidade de Cametá elevada a categoria de patrimônio histórico nacional: uma análise sobre o que define a legislação de patrimônio e as mudanças efetivas adquiridas pela cidade com esta categoria.
 
18
Michele Freitas Melo
A memória pela imagem: uso virtual de acervos documentais nos infocentros das escolas públicas de Cametá.
 
19
Marlúcia Pereira Lopes
Sistema vocálico do Português do nordeste paraense: caracterização acústica das vogais pretônicas no município de Cametá.
 
20
Raysa Gardenne Pereira
O processo derivacional presente nas fábulas.
 
21