UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS
UNIVERSITÁRIO DE CAMETÁ
IV
DIÁLOGOS CIENTÍFICOS E O I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO DO
CUNTINS/UFPA/CAMETÁ
EIXO 2 - HISTÓRIA, CULTURA, MEMÓRIA, IDENTIDADE E
LINGUAGEM.
COORDENAÇÃO: Msc. Edir Augusto Dias Pereira/ Dra.
Benedita Celeste de Moraes Pinto
FORMA DE APRESENTAÇÃO: Pôster
ORDEM
|
AUTOR
|
TÍTULO
|
ASSINATURA
|
01
|
Adriele de Paula Silva Moraes
|
Produção de ferramentas (materiais didáticos) nas
atividades curriculares da licenciatura em história no interior da Amazônia.
|
|
02
|
Tássia
Mayara Tavares Sanches
|
Livro
didático: uma análise sobre a temática indígena
|
|
03
|
Bárbara
de Nazaré Pantoja Ribeiro
|
Práticas
culturais herdadas da “mãe África” na localidade de Belos Prazeres
|
|
04
|
Andressa
Leandra Pantoja Ribeiro, Raiane dos Prazeres Estumano, Wendrya Gabriela Alves
da Silva
|
Usos
de documentos do Arquivo e Museu Histórico de Cametá por discentes da
educação básica (ensino médio) no interior da Amazônia
|
|
|
|
05
|
Gláucia Corrêa Galvão, Fernando Nazareno Ribeiro
Caldas, Fernando Félix da Silva
|
O
Ensino da cultura na Escola de Ensino Médio “Júlia Passarinha”-ritmos
amazônicos e a disciplina História
|
|
|
|
06
|
Adriele de Carvalho Batista e Marcimiana de
Oliveira Silva
|
O ensino da história nas escolas ribeirinhas de
Cametá: trabalhando com documentos históricos
|
|
|
07
|
Renato Costa Diniz
|
Etnias indígenas na Amazônia contemporânea
|
|
08
|
Arleson Gaia Magalhães
|
Hábito alimentar dos povos indígenas: uma reflexão
no passado e no presente
|
|
09
|
Felipe de Moraes Baia
|
Brincadeiras e brinquedos indígenas: estudo da
diversidade etno-cultural na escola
|
|
10
|
Darcielly da Silva Cardoso
Ellen Maria Damasceno da Veiga Maria Priscila
Mendes do Carmo Fernando Félix da
Silva
|
As manifestações culturais como campo de luta e
interpretações sociais no Brasil contemporâneo
|
|
|
|
|
11
|
Magnum Valente da Cruz
Manoel
Rodrigues Pantoja
|
Do “dinheiro da terra” ao cartão de crédito: as
técnicas de confecção de moedas e o seu uso
|
|
|
12
|
Maria de Fátima Rodrigues Nunes
|
História e educação indígena na Região Tocantina
|
|
13
|
Darlene Leão de Freitas
|
História e cultura indígena na região do
Tocantins.
|
|
14
|
Luan de Oliveira Lopes
Franklim de Freitas
Elton Vasconcelos Freitas
Fábio Assunção
|
A legislação brasileira e a obrigatoriedade do
ensino da história da África- lei nº 10.639/03
|
|
|
|
|
15
|
Naida Catarina Alfaia Moreira
|
Saberes do trabalho da pesca e construção
identitária: o caso de jovens ribeirinhos no município de Cametá-Pará.
|
|
16
|
Suzana Braga de Souza
|
O povoado de Itapocú na fala de seus habitantes
|
|
17
|
Raiane Mayra da Silva Farias
|
A cidade de Cametá elevada a categoria de
patrimônio histórico nacional: uma análise sobre o que define a legislação de
patrimônio e as mudanças efetivas adquiridas pela cidade com esta categoria.
|
|
18
|
Michele Freitas Melo
|
A memória pela imagem: uso virtual de acervos
documentais nos infocentros das escolas públicas de Cametá.
|
|
19
|
Marlúcia Pereira Lopes
|
Sistema vocálico do Português do nordeste
paraense: caracterização acústica das vogais pretônicas no município de
Cametá.
|
|
20
|
Raysa Gardenne Pereira
|
O processo derivacional presente nas fábulas.
|
|
21
|
|
|
|